Ortodontia: 4 casos que podem ser tratados pelos alinhadores transparentes

Compartilhar

Os alinhadores transparentes vieram mesmo para ficar! Essa tecnologia, além de resultados mais rápidos, se adapta muito melhor ao sorriso e tem seu uso praticamente imperceptível.

Mas não é só por isso que se destacam em tratamentos de ortodontia. Eles também atendem a uma grande variedade de casos, com muita eficiência e praticidade.

Por isso, são substitutos oficiais para os antigos aparelhos metálicos. Veja só alguns exemplos de problemas que podem ser resolvidos com o alinhador!

1. Diastema: dentes separados que atrapalham a estética do sorriso

Esse é um dos casos com maior procura para o uso de aparelhos ortodônticos. O diastema se refere ao espaço extra que aparece entre dois ou mais dentes. Hoje, o uso dessa tecnologia é até mesmo preferencial à cobertura com resina em uma boa parcela de pacientes.

Em geral, é mais comum nos dois dentes da arcada superior frontal. Os alinhadores transparentes podem ser substituídos pelos aparelhos tradicionais para auxiliar no reposicionamento dos dentes. A mobilidade é gradativa, mas muito eficiente.

2. Apinhamento: falta de harmonia nos dentes pode ser eliminada com alinhadores transparentes

Os alinhadores também são indicados para casos de apinhamento. Que, por sua vez, ocorrem devido a alterações no posicionamento dentário. E deixam os dentes com giros laterais, ou inclinados mais para frente ou para trás.

A condição também ocorre por hereditariedade ou falta de espaço. O uso do aparelho transparente ajuda, inclusive, a evitar outras complicações deste problema, como desgaste e sangramento da gengiva.

3. Sobremordida: desalinhamento que pode causar outros riscos e desgastes

A sobremordida é uma espécie de má oclusão que acontece quando a arcada superior está desalinhada com a arcada inferior. Assim, fica muito fechada e cobre os dentes da parte inferior por mais de 2mm, o que pode ser prejudicial para o sorriso.

A correção pode e deve ser realizada com a ajuda de alinhadores transparentes. Assim que o alinhamento é refeito, o paciente voltará a ter uma mastigação perfeita, e não correrá mais riscos de desgastes nos dentes inferiores, que podem levar até mesmo à perda deles.

4. Mordida cruzada: podem ser de vários tipos e representam um encaixe incorreto de um ou mais dentes.

A mordida cruzada tem sua origem, na maioria das vezes, devido a uma desproporção na dimensões das arcadas ou ainda no encaixe invertido de um ou mais dentes. Como efeito, ela coloca os dentes inferiores à frente ou a por fora dos superiores. Assim, o desalinhamento pode ser muito perceptível a depender da intensidade do problema.

O uso dos alinhadores visa proporcionar o encaixe correto para o sorriso. Em situações mais amenas, em menos de 6 meses já é possível perceber mudanças significativas no posicionamento dos dentes.

Não é à toa que essa alternativa tem sido adotada em vários consultórios odontológicos ao redor do mundo. Os alinhadores transparentes têm sua aplicação planejada por meio de um escaneamento 3D. Com ele, é possível prever resultados satisfatórios para cada um desses casos e muitos outros. Então, sua popularidade e eficiência só têm a crescer.

Que tal continuar a se manter informado a respeito dessa tecnologia? Acompanhe mais novidades em nossas páginas do Facebook e do Instagram!