É muito provável que qualquer pessoa já tenha visto alguma imagem referente aos primeiros aparelhos para correção dentária. Sim, mesmo como profissional da saúde bucal você sabe que, de fato, eram extremamente desconfortáveis, um pouco feios e ineficientes, a ponto de gerar verdadeiros traumas em quem se aventurou a utilizá-los!
Felizmente, essa realidade mudou drasticamente. Hoje em dia o dentista consegue oferecer aos clientes uma correção usando aparelhos transparentes e muito discretos! Que tal ver (ou relembrar) um pouco mais sobre tal evolução da ortodontia? Continue a leitura e confira!
Saiba um pouco mais sobre os aparelhos ortodônticos
Os primeiros aparelhos ortodônticos começaram a aparecer por volta do século XVIII, sendo o bandeau, criado por Pierre Fauchard, o mais conhecido deles. A partir daí, a tecnologia evoluiu até chegar àquele modelo usado por fora da boca, muito comum nos filmes dos anos 80/90. Não é à toa que as crianças e adolescentes tinham verdadeiro pavor de usar aparelhos nessa época!
Só que a tecnologia continuou evoluindo, e os bráquetes apareceram para livrar os jovens dos aparelhos externos. Eles eram pequenos blocos metálicos colados nos dentes, por meio dos quais era atravessado um fio preso por elásticos.
Esse modelo de correção durou bastante tempo. Embora os bráquetes não fossem esteticamente muito atraentes, muitos adolescentes contornavam a situação com elásticos coloridos. E o desenvolvimento tecnológico não parou por aí: os corretores se modernizaram tanto que hoje é possível realizar tratamentos com aparelhos transparentes e muito discretos!
Descubra como funcionam os aparelhos transparentes
Os aparelhos transparentes, como o Clear Aligner, consistem em placas quase imperceptíveis. Eles permitem uma correção dentária precisa, sem o desconforto dos modelos fixos e com bráquetes.
Assim, independentemente do estilo de vida da pessoa, ela poderá ter conforto para todas as suas atividades! Além disso, são fáceis de remover, simples de limpar e ainda permitem que ela se alimente sem restrições. Ou seja, trazem muito mais praticidade para seu dia a dia. Com isso, quem lida com o público ou trabalha com a própria imagem não vai precisar se preocupar em deixar de sorrir — e ainda vai conquistar resultados muito mais rápidos.
Entenda como acontece todo o processo
No passado, era preciso ir ao dentista, realizar uma série de exames, tirar um molde que demorava dias para ficar pronto. Somente então o profissional marcava uma consulta para a colocação do aparelho, um processo que poderia levar horas. Depois disso, o paciente precisava voltar toda semana para ajustar o fio e raramente tinha uma previsão muito precisa de quanto tempo o tratamento duraria.
Atualmente, para fazer uso de aparelhos transparentes basta encontrar um profissional credenciado e, com a ajuda de softwares especiais, apresentará todo o plano de tratamento em muito menos tempo. Feito isso, em poucos dias o cliente estará com seus alinhadores em mãos para iniciar o tratamento!
Dessa forma, todo mês a pessoa receberá três alinhadores, de acordo com seu plano, e vai substituí-los semanalmente. Portanto, será capaz de alinhar os dentes de maneira muito mais confortável e precisa.
Os aparelhos transparentes cada vez mais têm se tornado a opção predileta das pessoas que adiavam o tratamento para evitar o uso dos bráquetes. O sucesso é tanto que esse tipo de corretor tem sido muito procurado especialmente por adultos, de modo que ele tem tudo para aposentar de vez o modelo tradicional. Para quem pretende oferecer os serviços de correção dentária, mas não quer que a clientela passe pelo desconforto de usar aqueles aparelhos fixos tradicionais, vale a pena se credenciar e apostar na ideia.
E você, já conhecia tantas inovações da Odontologia? Curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de todas as novidades!