Assim como em qualquer profissão, é fundamental que o dentista se mantenha sempre atualizado em seus processos internos. Atender o paciente com qualidade é de suma importância para que ele se fidelize e para que a sua reputação na área seja consolidada.
Uma das melhores maneiras de conseguir esse resultado é modernizar a estrutura da clínica e os procedimentos de rotina. Optar pelo uso da tecnologia também é de suma importância, especialmente para garantir agilidade e assertividade em tudo o que se faz.
E, diante disso, quais são as principais novidades para adotar nesse momento e se tornar um dentista empreendedor? Confira a lista deste artigo com algumas sugestões indispensáveis!
1. Software de gestão: um grande aliado do dentista empreendedor
Por que não usar a tecnologia para ajudar no atendimento diário do consultório? Um software de gestão é ideal para cumprir esse objetivo, uma vez que assegura diversas funções importantes para a organização do estabelecimento.
Por exemplo, ele cria processos de confirmação de consultas de modo a diminuir o índice de faltas. Ele também melhora a comunicação direta com o paciente, uma vez que pode armazenar históricos e diagnósticos para consultas posteriores. Além disso, também contribui para a parte financeira, já que você poderá administrar melhor pagamentos e recebimentos.
2. Ações de marketing digital: uma forma de expandir o seu negócio
O verdadeiro dentista empreendedor mantém uma presença firme na internet. Afinal, é por meio dessa ferramenta que será possível divulgar seus serviços e fazer com que clientes em potencial conheçam melhor o seu trabalho.
É muito importante, porém, ter responsabilidade nessas ações. Capriche nas imagens que serão postadas e desenvolva conteúdos confiáveis e informativos para ganhar relevância. Também pense em um site bastante completo, em que o paciente possa até mesmo agendar suas consultas online ou tirar alguma dúvida via chat.
3. Prontuário eletrônico: para abandonar de vez o papel
Nada de usar fichas de papel para registrar pacientes. O dentista empreendedor agora trabalha com a ajuda de um prontuário eletrônico, uma das principais ferramentas da odontologia moderna.
Todos os diagnósticos e detalhes dos casos ficam devidamente armazenados, para que o relatório completo seja dado com mais facilidade. O sistema é integrado então os próprios pacientes também podem ter acesso às informações que você achar pertinente. Essa é uma maneira muito mais eficiente de arquivar informações sem se preocupar com perdas, extravios e danos aos papéis.
4. Escaneamento intraoral: que ajuda a formalizar as características bucais dos pacientes
Por fim, é muito interessante contar com a tecnologia de escaneamento intraoral. Por meio de um scanner, é possível captar imagens bem detalhadas da cavidade oral e enviá-las para um computador.
Essa técnica ajuda a identificar o formato dos dentes, seu tamanho, tonalidade, assimetrias e demais detalhes importantes para diagnósticos e tratamentos. Fica muito mais simples indicar a necessidade de uso de aparelho ou de ter um molde digital que poderá ser impresso em uma versão física para análise aproximada.
Ser um dentista empreendedor também requer muita dedicação, paciência e estudo: participe de feiras e eventos da área, troque ideias e experiências com outros profissionais e mantenha a sua equipe auxiliar sempre bem treinada. Assim, com certeza o sucesso será consequência!
Quer mais dicas e artigos como esse? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdo diretamente em seu e-mail!