Como funciona a documentação ortodôntica no caso dos alinhadores transparentes?

Compartilhar

Para trabalhar com alinhadores transparentes, o ortodontista precisa conhecer e dominar as especificidades dessa tecnologia. Por isso, para quem pretende iniciar neste segmento, é fundamental encontrar bons parceiros, que oferecem os melhores recursos e todo o suporte para uma documentação ortodôntica de sucesso.

Por se tratar de uma tecnologia inovadora, os alinhadores transparentes contam com processos diferentes dos aparelhos fixos. As mudanças podem ser percebidas já na fase de estruturação do setup, que no caso dos alinhadores é realizado de forma digital.

Caso você ainda não iniciou o trabalho com os alinhadores transparentes e quer conhecer mais sobre a documentação ortodôntica recomendada para esse tipo de tratamento, continue acompanhando esse artigo e confira todas as informações importantes sobre esse processo.

O que é a documentação ortodôntica dos alinhadores transparentes?

Antes de abordarmos como funciona a documentação ortodôntica para alinhadores transparentes é preciso, primeiro, explicar qual a importância desse processo para um tratamento de sucesso.

De uma forma bem resumida, podemos dizer que a documentação ortodôntica no caso dos alinhadores transparentes se refere a um conjunto de exames e fotografias utilizados para o planejamento digital do tratamento que tem como base as placas alinhadoras. As melhores marcas de alinhadores transparentes utilizam tecnologias avançadas para tornar esse processo ainda mais efetivo, como vídeos 3D que permitem acompanhar o caso e a sua evolução.

Saiba quais etapas são fundamentais no processo de documentação

Agora que você já sabe o que é a documentação ortodôntica no caso dos alinhadores, vamos mostrar quais são as etapas que não podem faltar nesse processo, garantindo a eficácia de todas as fases do tratamento.

Radiografia panorâmica: bastante utilizada na área odontológica, a radiografia panorâmica também tem um papel importante na documentação ortodôntica no caso dos alinhadores transparentes. Esse exame radiológico possibilita a visualização dos dentes e da estrutura óssea completa.

Telerradiografia lateral: esse é um outro exame radiológico que entra na documentação ortodôntica dos alinhadores transparentes, pois facilita as análises dos traçados cefalométricos. A radiografia panorâmica e a telerradiografia lateral são exames radiológicos que permitem diagnosticar com precisão diferentes problemas, como oclusão, ausências dentárias, dentes irrompidos e estruturas ósseas da face.

Escaneamento intraoral: outro exame importante para a documentação ortodôntica no caso dos alinhadores é o escaneamento intraoral, que utiliza uma câmera de alta precisão e escaneia os dentes e gengivas do paciente, criando um molde tridimensional computadorizado das arcadas dentárias, reproduzindo detalhes como a cor e formato dos dentes e a oclusão. 

Fotos extraorais e intraorais: para finalizar os exames para uma documentação ortodôntica completa no caso dos alinhadores transparentes, as imagens extraorais e intraorais mostram as fotos faciais do paciente em repouso, sorrindo e de perfil. Dando uma visão mais clara do caso ao profissional.

Apresentamos no artigo de hoje como funciona a documentação ortodôntica no caso dos alinhadores transparentes. Para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema, confira em nosso blog o post que explica o custo-benefício dos alinhadores transparentes nos consultórios odontológicos.

Aproveite e também baixe gratuitamente o nosso e-book gratuito, que explica tudo o que você precisa saber para implementar a tecnologia dos alinhadores transparentes em seu consultório.