Aparelhos transparentes substituem mesmo os sorrisos metálicos?

Compartilhar

Será que aparelhos transparentes substituem mesmo os sorrisos metálicos? Essa é uma pergunta que você vai ouvir bastante em seu consultório quando começar a trabalhar com essa tecnologia.

E, se ainda não a conhece bem, pode ser um questionamento que você, como profissional, também faça. De fato, ainda existem muitos mitos em relação a esse acessório. Entretanto, estamos aqui para esclarecer todos eles e mostrar como o tratamento funciona.

Quer saber quais são os diferenciais dessa nova alternativa? Confira uma lista completa neste artigo!

Cuide da estética do sorriso de seus pacientes

Os aparelhos transparentes substituem muito bem os metálicos, e o primeiro quesito que apresenta melhorias é a estética. A maioria dos pacientes não quer se submeter a um tratamento ortodôntico para não ter um sorriso repleto de hastes metálicas.

Sendo assim, um alinhador transparente dificilmente é percebido quando colocado na boca. Ele adere bem aos dentes e basta mantê-lo devidamente higienizado para garantir sua discrição. 

Aproveite os benefícios da tecnologia dos aparelhos transparentes

Você sabe bem que o uso de um aparelho metálico é um tanto quanto demorado. É preciso que o paciente faça visitas para apertar o aparelho, trocar as borrachinhas, entre outros detalhes que tomam tempo e desgastam qualquer pessoa, que não vê resultados com rapidez.

A tecnologia de um aparelho transparente, porém, elimina esses problemas. Assim que o paciente comparece à primeira consulta, é possível fazer um planejamento completo, com um software 3D que prevê os resultados. Além disso, os moldes retirados ao longo do tratamento permitem a produção de novos aparelhos que se adequam à evolução do caso, que é encerrada mais rápida e satisfatoriamente.

Garanta mais conforto no tratamento

Os aparelhos metálicos são bastante desconfortáveis. É preciso instalar uma série de arcos e fios na arcada dentária do paciente, que machucam as gengivas e causam atrito na parte interior das bochechas. O paciente precisa lidar constantemente com sangramentos e incômodos. 

Então, outro motivo para substituí-los pelos aparelhos transparentes é a questão do conforto. Isso porque eles são nada menos que uma placa inteiriça, de fácil encaixe e remoção para comer ou para higienizar. De material resistente, não contam com pontas ou outras extremidades que machuquem. E a função continua a mesma da versão metálica: alinhar os dentes.

Ofereça uma opção de fácil manutenção

Normalmente, o aparelho metálico exige uma manutenção muito trabalhosa. Nem sempre a higiene diária é suficiente, porque restos de alimentos podem se acumular e, diante de um descuido do paciente, o aparelho se quebra e pode causar acidentes, além de atrapalhar o tratamento.

Um aparelho transparente é muito melhor em relação a isso. É claro que é preciso ter cuidado no manuseio, mas ainda assim seu material é durável e é muito mais fácil removê-lo para que a limpeza seja eficiente e feita com praticidade.

Sem dúvidas, os aparelhos transparentes vieram substituir de vez os sorrisos metálicos. Sendo assim, basta adotar esse tratamento em seu consultório para tranquilizar os pacientes de que mesmo durante o período determinado para o caso de cada um, o sorriso continuará discreto e sem maiores desconfortos. 

Quer saber mais sobre quando e como eles podem ser usados? É só acessar nosso e-book “Alinhadores transparentes: conheça os casos indicados e suas particularidades” e se informar!