Aparelhos estéticos ou alinhadores: entenda a diferença

Compartilhar

Oferecer o melhor tratamento para seus pacientes é o objetivo de todo dentista. Além de desempenhar um ótimo atendimento, ainda ganha sua confiança e agradecimento. Quando o assunto é oferecer alternativas para ter um sorriso alinhado, não poderia ser diferente!

Pensando nisso, vale a pena entender muito bem sobre os alinhadores transparentes e os aparelhos estéticos, bem como as possíveis diferenças entre eles. Ficou interessado? Então, continue a leitura para entender melhor!

Saiba o que são os alinhadores transparentes

Os alinhadores são o que há de mais moderno no mercado odontológico: eles garantem um tratamento seguro e eficaz em menor tempo. Esses alinhadores transparentes são feitos sob medida para cada paciente, de modo que se ajustam à arcada dentária e não trazem desconfortos.

Consistem em uma ótima opção a oferecer àqueles que têm preferência por um tratamento que não altere de forma brusca a estética de sua boca e/ou sorriso. Afinal, o alinhador é imperceptível ao olhar dos outros. Promove assim, segurança, praticidade e autoconfiança na hora de iniciar o tratamento odontológico.

Veja o que são os aparelhos estéticos

Os aparelhos estéticos são outra proposta para o tratamento odontológico. Praticamente têm a mesma estrutura do aparelho metálico, já que contam com o fio, as bandas e os bráquetes. O que difere ambos os aparelhos é o tamanho dos bráquetes. Além disso, os materiais utilizados para a produção do estético são a safira, a porcelana ou o policarbonato.

O bráquete estético é menor em relação ao convencional. Outra particularidade é a cor de cada um, visto que o aparelho estético conta com as borrachinhas transparentes. Isso a torna menos visível, enquanto o tradicional utiliza as borrachas coloridas.

Entenda a diferença entre os alinhadores e aparelhos estéticos

Com a evolução do tratamento odontológico, as possibilidades para o tratamento dentário vêm melhorando significativamente. Hoje em dia, existem opções mais discretas para o paciente passar por esse procedimento com tranquilidade, como os alinhadores e aparelhos estéticos.

Pensando em lhe ajudar, com o atendimento mais adequado para cada paciente, organizamos as principais diferenças entre essas propostas. Veja a seguir!

Estrutura do alinhador e aparelho estético

A maior diferença entre eles está na estrutura de cada um. Isso por um ser totalmente removível; e o outro, fixo. No fixo, à semelhança com o aparelho tradicional, ressaltam-se os componentes. Já os alinhadores transparentes são modelos proporcionais que encaixam perfeitamente nos dentes, eliminando-se, assim, todos os outros componentes do convencional.

Higienização para cada um deles

A higienização no alinhador é bem simples e fácil, visto que pode ser retirado e limpo por completo com os produtos certos.

Já no aparelho estético é uma atividade mais complexa. Como ele conta com fios, bráquetes e borrachinhas, dificulta a passagem de fio dental e a escovação completa. Contudo, os cuidados com a higiene também podem ser feitos com os equipamentos corretos.

Tecnologia e resultado

Sem dúvida, a tecnologia está a favor dos alinhadores, enquanto para os aparelhos estéticos é preciso que o molde seja feito em alginato ou silicone para servir de molde para o preenchimento com gesso — com todo aquele processo desconfortável. O alinhador transparente é feito digitalmente. Permite, assim, que o dentista apresente o resultado do tratamento antes mesmo que ele acabe.

Essas diferenças ajudam na hora em que for fazer a indicação ao paciente. Caso ele chegue ao consultório com dúvidas sobre qual deverá usar, entre alinhadores e aparelhos estéticos, faça uma avaliação e apresente as diferenças de cada proposta — para, assim, chegar à conclusão de qual se encaixa melhor para seu perfil.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre os alinhadores e aparelhos estéticos, entre em contato com a CA Clear Aligner, uma empresa especializada na eficiência dos alinhadores transparentes!