Usar alinhadores transparentes tem se tornado preferência entre pacientes de odontologia. Eles são a substituição perfeita para as estruturas tradicionais, metálicas e desconfortáveis, que já estão sendo deixadas de lado.
Praticamente imperceptíveis e com encaixe perfeito nos dentes, eles ainda trazem resultados muito mais rápidos e eficientes para quem deseja ter um sorriso perfeito. Mas, afinal, para quais casos eles são indicados?
E como usá-los no plano de tratamento, a partir do processo de diagnóstico? Confira a resposta para essas perguntas a seguir!
Quem pode usar alinhadores transparentes?
Os alinhadores transparentes podem ser usados para diversos casos diferentes de problemas nos dentes. A começar pela má oclusão, quando há um desalinhamento visível entre a arcada dentária superior e a inferior.
Dentes tortos ou apinhados também podem ser corrigidos com essa tecnologia. Além do diastema, aquele espaçamento entre dois ou mais dentes ao longo da estrutura do sorriso.
Quando o dente sofre de intrusão, ou seja, fica muito para dentro da gengiva, ou extrusão, muito para fora, o tratamento pode ser usado, mas outras intervenções devem ser estudadas de acordo com a necessidade do paciente. A mesma recomendação é válida para a rotação dentária, que é quando o dente gira.
Como funciona o plano de tratamento?
O plano de tratamento com alinhadores transparentes é dividido em etapas. Aqui estão elas!
Diagnóstico
Na primeira consulta, o dentista faz uma avaliação para verificar se os alinhadores são adequados para aquele paciente. Além do exame físico/ avaliação e anamnese clínica, as documentações ortodônticas são recomendadas, como imagens radiográficas (raio X panorâmico) também deve ser solicitadas para obter um diagnóstico preciso.
De acordo com a avaliação e os exames de estudos solicitados, deve ser feita uma prescrição com as orientações para o tratamento.
Escaneamento 3D ou moldagem ortodôntica
Em seguida, um equipamento e software especializado pode ser utilizado para fazer um escaneamento 3D da boca do paciente. Ele pode acompanhar todo esse processo pela tela do computador.
A partir desse resultado, as imagens ou através das moldagens, os modelos de estudo ortodôntico são enviados para a produção do planejamento virtual (simulação tridimensional das movimentações dentárias).
Após a aprovação do planejamento virtual pelo dentista, segue-se para a produção dos alinhadores. Eles são numerados, para facilitar a troca em sequência ao longo do tratamento.
Acompanhamento
O acompanhamento deve ser constante, para que o paciente possa trocar os alinhadores nos períodos pré-determinados. Vale ressaltar que são três alinhadores por etapa no tratamento. Cada alinhador é usado por 7-15 dias. Seria em torno de 1 mês / 4 semanas para a troca, seguindo para a próxima etapa com outro trio de alinhadores.
O dentista precisa fazer uma análise para registrar a evolução dos resultados e identificar alguma necessidade que porventura mude ao longo do procedimento.
Por que indicar alinhadores transparentes para seus pacientes?
Para muito além da estética, os alinhadores transparentes permitem mais liberdade. Seja na alimentação ou na fala, o paciente consegue ficar mais à vontade para se comunicar e consegue retirar o aparelho na hora da refeição.
A higienização é muito mais fácil. A limpeza do aparelho é prática e os dentes são escovados com maior facilidade. Passar o fio dental é outra ação que fica muito mais simplificada em relação ao aparelho metálico.
Por fim, os alinhadores são muito mais resistentes. Eles não descolam bráquetes, e não causam outros acidentes, como cortes na boca e nas bochechas. Ou seja, são muitas vantagens para seus pacientes, não é mesmo?
Portanto, comece agora mesmo a trabalhar com alinhadores transparentes. Eles serão um grande diferencial para o seu consultório e agregarão muito às outras técnicas que você já utiliza.
Interessou? Então, fique por dentro de 4 vantagens de se tornar um doutor credenciado CA Clear Aligner e trabalhe com o que há de melhor no mercado!