Alinhadores: eu posso fazer clareamento ao mesmo tempo?

Compartilhar

Ter um sorriso mais bonito pode, muitas vezes, demandar tratamentos estéticos importantes. Estão entre eles o clareamento e o tratamento com alinhadores ortodônticos. Por isso, muitas pessoas procuram ortodontistas em busca de realizar ambos.

Mas afinal, o uso de alinhadores e clareamento dental podem ser feitos em conjunto? E se sim, de que forma isso pode ser feito? Separamos as principais informações sobre o tema a seguir.

Quais as diferenças entre o uso dos alinhadores e clareamento dental?

A principal diferença entre os alinhadores transparentes e os clareamentos que são feitos com moldeiras está relacionado com a finalidade do tratamento. Os alinhadores possuem a função, tal como o nome diz, de alinhar os dentes na posição anatomicamente correta, para que possa trazer maior qualidade de vida para o paciente, além de devolver a autoestima da pessoa.

Já os clareadores que utilizam placas para este fim é um tratamento para correção das cores do esmalte do dente, que sofrem oxidação e escurecimento ao longo do tempo, deixando-os mais amarelo. Ele utiliza, para isso, um gel que é aplicado em uma moldeira e que realiza o processo de clareamento por determinado tempo.

Eu posso fazer clareamento enquanto uso alinhadores?

A resposta é: depende. Via de regra, não há um impedimento para que você possa fazer os dois tratamentos ao mesmo tempo. Mas, para isso, seu ortodontista deverá ser consultado sobre a questão para saber se realmente pode ser feito para evitar que nenhum dos dois tratamentos seja comprometido e você possa ter os melhores resultados.

Além disso, seu profissional precisa ser consultado para avaliar quais são os melhores produtos a serem utilizados e a técnica adequada para realizar o clareamento sem dar problemas para os seus dentes.

A mesma placa de alinhador pode ser utilizada como placa de clareamento, alinha e clareia em simultâneo, o que pode impossibilitar, talvez, seria a presença de CA GRIP ou restaurações na vestibular dos dentes, uma vez que o gel clareia esmalte e não resina, se mesmo assim realizado daria diferença nas cores.

Por isso, é fundamental que você converse com o profissional que faz o seu acompanhamento para definir se realmente é possível fazer os dois ao mesmo tempo e como serão feitas essas abordagens.

Outro ponto é que, independentemente disso, o clareamento precisa do acompanhamento de um profissional de odontologia para não gerar agressões indevidas ao esmalte do dente, o que pode causar, inclusive, sensibilidade nos dentes. Ele acompanhará a evolução e saberá o momento no qual é preciso parar o tratamento ou fazer as correções necessárias ao longo do tempo.

Eu posso usar o alinhador como molde para o clareamento?

A resposta é: sim. O próprio alinhador, neste caso, pode ter a função de moldeira para o uso do gel clareador e, assim, não comprometer o seu tratamento com o alinhador. Contudo, isso precisa ser feito com o acompanhamento do seu ortodontista.

Isso porque ele avaliará a situação da cor do seu dente agora e a condição do seu esmalte, para escolher a melhor concentração do gel que poderá trazer o melhor custo-benefício neste caso. Portanto, fique atento com essas questões e comunique o profissional.

Quer começar o tratamento com alinhadores ortodônticos e fazer o clareamento dental ao mesmo tempo? Faça aqui na Clear Aligner. Entre em contato e tiraremos as suas dúvidas.