Bruxismo: saiba o que é e como tratar?

Compartilhar

A ação involuntária de ranger ou apertar os dentes é constantemente conhecida como bruxismo. Isso causa tensão no músculo da mastigação e pressão nos dentes. Leva a dores de cabeça, desgastes dentais ou até mesmo o amolecimento dos dentes.

Essa condição pode acontecer tanto durante o dia quanto à noite. Ela não tem cura ainda, mas existem tratamentos que melhoram sobremaneira a qualidade de vida e o sono de seus pacientes.

Quer saber um pouco mais sobre o bruxismo e como indicar os melhores tratamentos para os pacientes que confiam em você? Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!

Entenda o que é exatamente o bruxismo

Como já dito, o bruxismo é uma patologia que consiste no ato de ranger dentes e apertá-los de modo contínuo e inconsciente. Esse quadro clínico pode ser desenvolvido em qualquer horário do dia, porém é mais frequente durante a noite, enquanto o paciente dorme. Ele está associado a fatores como ansiedade ou estresse, também pode estar ligado a apneia do sono ou fatores genéticos.

Fique atento aos sintomas desse problema

Os sintomas que seu paciente pode apresentar são variados, geralmente ele chega no consultório com queixa de dores na região dos músculos do rosto. Ocorre que a pressão feita ao ranger ou esfregar os dentes é consideravelmente alta.

Veja outros sintomas que são queixas frequentes por quem sofre de bruxismo:

  • amolecimentos da arcada dentária;
  • disfunção temporomandibular;
  • ampliação da sensibilidade dentária;
  • rompimento do ligamento periodontal;
  • destruição do osso circunvizinho;
  • dores de cabeça ao acordar;
  • cansaço excessivo com a diminuição da qualidade de sono.

Nesses casos, é importante fazer uma avaliação para chegar ao diagnóstico e dar início ao tratamento que auxiliará na melhora da qualidade de vida desse paciente.

Saiba quais são as possíveis causas do bruxismo

O bruxismo tem fatores diferentes para cada paciente, dentre eles, o abuso de álcool, drogas, cafeína e fumo. Esses excessos diminuem o pH do esôfago e propicia o aumento da movimentação dos músculos da mastigação.

Outro fator considerável para o bruxismo é a apneia do sono. Um distúrbio que causa uma breve pausa da respiração durante o sono, assim, ela é interrompida diversas vezes a noite.

Fatores emocionais estão diretamente ligados a causas do bruxismo. Diversas situações como ansiedade, estresse, frustrações, entre outros, favorecem para o desencadeamento dessa situação.

Veja quais os tratamentos recomendados para essa patologia

Os tratamentos para o bruxismo visam a eliminação das dores, diminuição dos sintomas e impedindo danos aos dentes. Independente das causas que levam ao bruxismo, a primeira medida é o uso de placas. Elas são feitas exclusivamente para cada categoria de arcada dentária, elaboradas segundo a condição do paciente.

Outra boa opção que o dentista pode oferecer para o paciente é o tratamento ortodôntico, visto que uma das causas do bruxismo é o desalinhamento dos dentes. Esse método procura posicionar os dentes para ficarem alinhados.

O dentista deve observar na consulta de rotina se o paciente está com algum sintoma físico na arcada dentária. Mesmo que ele não se queixe de dores ou incômodos, se houver sinais, inicie o tratamento do bruxismo o quanto antes.

Agora que você já sabe o que é bruxismo e quais são os tratamentos aplicáveis ao caso, entre em contato com a CA Clear Aligner, uma empresa especializada em alinhadores e focada na qualidade do atendimento de seus credenciados!