Alinhadores transparentes: entenda a relação entre complexidade X quantidade de etapas

Compartilhar

Os alinhadores transparentes representam uma grande evolução para a Odontologia. São mais confortáveis, práticos, tratam imperfeições com sucesso e têm uma estética discreta.

Eles ainda permitem um tratamento mais rápido em relação ao uso de aparelhos metálicos convencionais. No entanto, é fundamental entender a relação entre a complexidade do caso e a quantidade de etapas pelas quais o tratamento passa.

Assim, o paciente compreende melhor sua situação e fica mais fácil alinhar expectativas. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura deste artigo!

Como é a indicação de alinhadores transparentes para pacientes?

Assim como qualquer outro tratamento ortodôntico, a movimentação dos dentes com os alinhadores transparentes é individualizada. Ou seja, cada paciente apresenta resultados diferentes ao longo do período de uso.

No início do tratamento, juntamente com o planejamento, é possível prever quantas etapas ele terá, de acordo com a complexidade apresentada. No entanto, isso pode mudar bastante conforme a resposta do paciente.

Então, é preciso deixar claro que é apenas uma previsão, de forma que com o tempo de utilização e quantidade de etapas é variável. O que não deve desanimar o paciente, mas conscientizá-lo a respeito do tratamento.

Qual é o número de etapas em um tratamento de maior ou menor complexidade?

Não há um número exato de etapas de tratamento com uso de alinhadores transparentes. Afinal, cada caso é diferente e depende de sua complexidade, que pode inclusive diminuir se houver uma boa resposta ao uso dos aparelhos.

Durante o período de uso, será preciso realizar medidas em graus e em milímetros de movimentos como rotação, intrusão/extrusão, lingualização/vestibularização, inclinação, torque, entre outros. Pode ser que a combinação deles também tenha que ser analisada.

A partir dos resultados, será possível prever a quantidade de etapas de cada caso. Vale lembrar ainda que movimentos maiores exigem mais etapas, então o tratamento provavelmente será mais prolongado.

ALINHADORES TRANSPARENTES

Qual é o limite de ativação no tratamento com alinhadores transparentes?

Em qualquer tratamento com alinhadores transparentes há um período de ativação. Ou seja, o momento em que os alinhadores apresentam resultados na etapa e são trocados.

Entretanto, com o sistema CA Clear Aligner, é possível ir mais além. Isso porque são utilizados três alinhadores ao longo do tratamento, com espessuras diferentes: soft, medium e hard. Em geral, os alinhadores são trocados a cada 4 semanas (1 mês), de acordo com os movimentos configurados na dentição do paciente.

Por fim, na medida em que os resultados aparecem, são realizados diagnósticos para entender a movimentação dos dentes. Assim que eles atingem a previsão, o tratamento é encerrado. Vale lembrar também, sobre a importância do uso da contenção para manter o posicionamento final.

Como você pode ver, a quantidade de etapas de um tratamento com alinhadores transparentes depende da complexidade do caso. Porém, a tecnologia do sistema permite acompanhar e monitorar a resposta do paciente de perto, com cálculos precisos.

E, devido à eficiência dos alinhadores, o planejamento pode ser modificado de acordo com os resultados obtidos. Uma praticidade que permite que você, dentista, preste atendimentos cada vez mais satisfatórios e com diagnósticos sempre assertivos.

Ficou interessado em saber mais sobre alinhadores transparentes? Confira agora mesmo nosso Guia dos Aparelhos Transparentes e adote essa inovação em seu consultório!