Os problemas em se ter um desalinhamento dentário são muitos. Além do óbvio desconforto estético, pode haver diversos danos à saúde dos dentes, a depender da mordida do paciente.
Apesar do uso de aparelhos ortodônticos fixos ser o mais popular entre as pessoas que buscam um equilíbrio entre a beleza e saúde de seu sorriso, não é a solução mais bonita no quesito estético.
Preparamos este texto para falar mais sobre os alinhadores transparentes, o seu tratamento, vantagens e o protocolo de uso. Leia mais abaixo.
O que são os alinhadores transparentes?
Primeiramente, vamos definir o que é um alinhador transparente. Esse acessório nada mais é do que um aparelho ortodôntico comum, com a vantagem de ser completamente discreto, por ser transparente.
Cada um é feito em material resistente, sob medida para as necessidades do paciente. O encaixe deve ser perfeito, e a partir de utilização constante é possível corrigir diversos problemas.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os aparelhos transparentes não servem apenas para corrigir o diastema (dentes separados na parte frontal da boca). Pode também ser utilizado para correção de dentes apinhados, má oclusão e demais problemas.
Como funciona o tratamento com alinhadores transparentes?
No início do tratamento, o profissional escaneia, através de tecnologias 3D, a mordida do paciente e problemas a serem corrigidos. A partir disso, é realizado um planejamento programando as movimentações para em seguida ser confeccionado os alinhadores transparentes e entregues ao paciente.
O número de alinhadores varia de acordo com a necessidade do paciente. O tratamento, então, é iniciado conforme as instruções do dentista.
Geralmente, faz-se a utilização de três alinhadores a cada mês. Desta forma, movimenta-se gradativamente a arcada dentária do paciente até chegar a posição desejada.
Quais são os protocolos de uso dos alinhadores?
Agora que já explicamos o que são os alinhadores transparentes e como o tratamento acontece, vamos falar um pouco mais sobre o protocolo de uso. A utilização desse tipo de tratamento para o alinhamento dentário é bem simples e tem a vantagem de ser bem discreto, especialmente para pessoas que trabalham com a imagem.
Inserção
Os alinhadores têm um formato similar a uma dentadura oca. Primeiro, deve-se inserir a parte frontal do alinhador transparente, envolvendo os dentes frontais. Posteriormente, o encaixe deve ser progressivo, começando pelos lados até os dentes posteriores. Os alinhadores transparentes devem se encaixar perfeitamente.
Remoção
A remoção deve ser feita da forma oposta. Primeiramente, removendo-se a parte posterior do alinhador. Depois, fazendo a remoção da parte frontal do alinhador transparente.
Cuidados com a higiene
A utilização dos alinhadores transparentes deve ser sempre aliada a uma excelente higiene bucal. Afinal de contas, a utilização do acessório de correção em conjunto com o consumo de bebidas ou comidas açucaradas pode potencializar a possibilidade do aparecimento de cáries.
Tempo de uso
Recomenda-se o tempo mínimo de uso de 18 horas por dia para que o tratamento seja efetivo. O paciente deve ser bem instruído e avisado dos perigos de qualquer eventual desleixo com o tratamento.
Os alinhadores transparentes são um grande avanço na Ortodontia moderna. Possibilitam um sorriso mais bonito e saudável para quem trabalha com a imagem, tudo isso sem comprometer a aparência. Para que eles sejam efetivos, é necessário saber exatamente os protocolos de uso. Assim como para passá-los a seus pacientes.
Gostou do nosso conteúdo informativo? Esperamos que tenha aproveitado a leitura. Quer saber mais sobre esse assunto? Considere também fazer o download de nosso material especial e gratuito com um guia completo dos aparelhos transparentes!