Conheça os casos mais indicados para os alinhadores transparentes

Compartilhar

Por longos anos, muitos pacientes ficavam receosos em ir até o dentista e terem que iniciar um tratamento com os aparelhos ortodônticos tradicionais. O desconforto causado pelo aparelho, principalmente no início, a dificuldade para realizar a limpeza diária e, claro, a questão estética contribuem para esse afastamento.

Mas, com os avanços tecnológicos na área odontológica, hoje já é possível utilizar os alinhadores transparentes em diferentes casos. Muito mais rápidos, práticos e praticamente invisíveis, os alinhadores transparentes se tornaram uma excelente opção para quem não quer ou não se adaptou aos aparelhos fixos.

Para saber se os alinhadores transparentes podem ajudar no seu tratamento ortodôntico, confira na sequência deste artigo os casos em que essa tecnologia é a mais indicada para o paciente. 

Espaçamento

Um problema comum e que por muitos anos era solucionado apenas com o uso de aparelhos  fixos é a correção do espaçamento entre os dentes. Mas, com a chegada dos alinhadores transparentes no mercado, os pacientes ganharam uma nova e valiosa opção de tratamento.

O espaçamento geralmente acontece nos dentes da frente e na parte superior, o que acaba incomodando os pacientes ao sorrir. Para corrigir essa questão, uma ótima escolha são os alinhadores transparentes, que costumam ter uma eficácia muito positiva nessas situações.

Dependendo do caso, o dentista pode recomendar o uso em média de 4-6 meses em casos de baixa complexidade e 6-10 meses em casos de média complexidade. Esse período varia porque todo o tratamento com os alinhadores é feito de forma personalizada para cada paciente.

alinhadores transparentes

Apinhamento dental pode ser tratado com os alinhadores transparentes

A incidência de um dente sobre o outro é um dos problemas que mais incomodam os pacientes, conhecido como apinhamento dental. Além da questão estética, a pessoa também pode ter ocorrência de cáries e gengivite devido a dificuldade para realizar a higienização correta do local, tornando o tratamento algo extremamente importante. 

Os alinhadores transparentes também são eficazes no tratamento do apinhamento dental. As placas pressionam o dente para que a correção aconteça aos poucos, dia após dia. Geralmente, essas placas são trocadas ao longo dos ciclos de tratamento e o período total até a correção também varia de acordo com cada caso, mas é uma média de 4-6 meses para casos de baixa complexidade e 6-10 meses em casos de média complexidade. 

Correção da mordida

Um outro problema que era solucionado apenas com o aparelho fixo é chamada popularmente de “mordida aberta”. Nesses casos, os dentes superiores não conseguem ter contato com os dentes inferiores, situação que pode gerar alguns desconfortos para o paciente.

Além da questão visual que a mordida aberta pode gerar, há também alguns sintomas relatados pelos pacientes que enfrentam esse problema, como dor de cabeça, zumbido nos ouvidos e dificuldades para respirar ou falar. 

Os alinhadores transparentes também podem ser aliados no tratamento desses casos. Os resultados costumam ser bem satisfatórios quando o paciente utiliza os alinhadores de forma correta e pelo tempo indicado pelo dentista. 

No artigo de hoje, apresentamos os casos mais indicados para os alinhadores transparentes. Aproveite e veja também em nosso blog o post que reúne 4 dicas de moldagem para o sucesso dos tratamentos com alinhadores transparentes.