4 dicas para orientar seus pacientes no uso dos aparelhos transparentes

Compartilhar

Nada de sorriso metálico! Os aparelhos transparentes vieram para ficar. E garantem tudo o que o paciente quer: discrição, conforto e excelente custo-benefício.

Porém, é fundamental cuidar muito bem do aparelho durante o uso. Tanto para assegurar sua durabilidade e sua funcionalidade quanto para garantir os resultados do tratamento.

Que tal dar algumas dicas para seus pacientes durante esse período? Aqui estão algumas sugestões que não podem faltar ao final da consulta. Confira!

1. Explique como retirar o aparelho

É muito importante que o paciente tenha a orientação correta para retirar o aparelho quando necessário. Embora a tecnologia permita aparelhos ortodônticos cada vez mais resistentes, ter cuidado nesse momento é fundamental.

Embora a peça também não afete a fala ou as refeições, talvez seja necessário tirá-la por alguns momentos eventualmente. Como, por exemplo, quando não há oportunidade para higienizá-la depois de comer ou beber. Nesse caso, vale repassar recomendações sobre o armazenamento em estojo para evitar perdas e danos.

2. Ensine como fazer a higienização corretamente

Aparelhos transparentes precisam de higienização constante, e é fundamental dar dicas a esse respeito aos pacientes. Ensine como é feita a limpeza com o item fora da boca e quais produtos devem ser utilizados para um bom resultado.

aparelhos transparentes

Certos aparelhos também não precisam ser retirados da boca para escovação ou uso do fio dental. No entanto, é preciso uma atenção maior para garantir a limpeza adequada, então é importante deixar sempre um alerta sobre o assunto.

3. Oriente a respeito da manutenção dos aparelhos ortodônticos

Usar aparelhos transparentes requer uma manutenção periódica. Que, por sua vez, deve ser seguida à risca pelo paciente, para que os resultados sejam mais rápidos e ele possa ter o sorriso como sempre sonhou.

Por isso, é de suma importância orientá-lo a respeito das consultas, que serão agendadas de acordo com o calendário de tratamento. Afinal, é com elas que um novo planejamento bucal será feito em caso de adequações do aparelho, já que os efeitos positivos podem pedir novos alinhadores e ajustes.

4. Fale um pouco sobre a ingestão de açúcar e corantes

Muito embora a nova tecnologia de um aparelho transparente seja desenvolvida para não amarelar, não custa nada ter cuidado. A ingestão excessiva de açúcares e corantes pode alterar levemente a cor do material, então é bom ter certo controle em relação a isso.

Além de que, é claro, esse tipo de alimentação não é nada saudável para os dentes e para o organismo de forma geral. Essa deve ser apenas uma recomendação preventiva, para conscientizar os pacientes e fazer com que os aparelhos fiquem mais bem conservados.

Sem dúvidas, os aparelhos transparentes representam uma evolução e tanto nos tratamentos ortodônticos atuais. Por isso, cabe a você, dentista, recomendar a seus pacientes os cuidados adequados para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios e valham o investimento.

Começar a espalhar essas informações não precisa demorar! Compartilhe nosso post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo e comecem a aprender um pouco mais sobre a manutenção simples de um aparelho desse tipo.