4 soluções para substituir o aparelho ortodôntico tradicional nos seus atendimentos

Compartilhar

Pessoas de todas as idades buscam maneiras eficazes de corrigir o sorriso. O aparelho ortodôntico tradicional, embora tenha um apelo estético do público, ainda tem procura, visto que cada aparelho tem uma mecânica diferente e, eventualmente, limitações. Mas ele pode não ter adaptação tão simples para todo mundo.

A melhor notícia é que existem diversas soluções muito mais modernas e confortáveis para substituí-los. Cada caso pede por um tratamento diferente, mas elas costumam ter uma manutenção muito mais simples e outras funções mais práticas agregadas.

Quer saber um pouco mais sobre o que você pode oferecer em seus atendimentos? Confira, nesse artigo, algumas possibilidades!

1. Alinhadores transparentes: a melhor alternativa removível ao aparelho ortodôntico fixo tradicional

Os pacientes estão cada vez mais exigentes em relação ao seu sorriso. Não desejam incômodos estéticos causados por estruturas metálicas e nem querem lidar com qualquer possível desconforto em relação a manutenção e higiene oral..

A melhor alternativa a indicar são os alinhadores transparentes. Produzidos a partir de tecnologia 3D e materiais transparentes e resistentes, o alinhador é uma placa que cobre o dente de maneira discreta e prática para movimentar os dentes. A aparência do sorriso não muda durante o uso, já que os alinhadores são quase imperceptíveis, e os resultados em uma grande parcela dos tratamentos são igualmente satisfatórios como qualquer aparelho tradicional. Lembrando que por serem removíveis, a higiene oral fica plenamente preservada sem as dificuldades inerentes dos aparelhos fixos. 

2. Aparelhos de porcelana: modelos fixos, porém bastante discretos

O aparelho de porcelana também é uma solução ao aparelho ortodôntico tradicional. Os modelos são fixos, com bráquete em porcelana ou safira, bastante discretos.

aparelho ortodôntico

No entanto, ao contrário dos alinhadores, é preciso ter um pouco mais de cuidado no uso. Eles são muito delicados e precisam de uma conservação mais atenta no dia a dia. O prazo para tratamento costuma ser o mesmo de um aparelho metálico, o que mostra que os alinhadores continuam sendo uma solução mais vantajosa.

3. Aparelho lingual: para ajudar em tratamentos menos complexos

O aparelho lingual é colocado com a face no interior do dente, em contato com a língua. Ao contrário do aparelho ortodôntico tradicional, é mais indicado para tratamentos menos complexos, já que nem sempre proporcionam uma adaptação tão tranquila.

A higienização também deve ser feita com maior rigor e o uso de cera nos bráquetes pode ser indicado para não ferir a língua. É de grande ajuda estética, mas ainda perde para os alinhadores em termos de conforto e resultados rápidos.

4. Aparelho móvel: quando pequenas movimentações dentárias são necessárias

O aparelho móvel de contenção é indicado para pequenas movimentações dos dentes. Eles podem ser utilizados para finalizar algum outro tratamento com modelos diferentes de aparelho, apenas para manter o alinhamento do sorriso por determinado momento.

Por esse motivo, são utilizados por cerca de 6 meses apenas. Hoje, são encontrados também em materiais mais discretos e refinados, mesmo que possam ser eventualmente retirados.

Graças a tecnologia, é possível substituir o aparelho ortodôntico tradicional de diversas maneiras. Os alinhadores transparentes estão mesmo entre as principais tendências do momento, mas a depender do caso, as outras soluções também podem ser estudadas e indicadas para o paciente.

Esse conteúdo foi útil para você? Não deixe de curtir a página da CA Clear Aligner no Facebook para ter mais novidades e informações a respeito do assunto!