4 novas tecnologias odontológicas

Compartilhar

Cada vez mais a tecnologia tem transformado o dia a dia de clínicas e consultórios odontológicos. Além de softwares de gestão, diariamente surgem novos tratamentos que antes eram impensados. Assim, o paciente ganha em qualidade; e o profissional poderá oferecer resultados melhores em pouco tempo e com bem menos sofrimento.

Assim, para que você possa ficar por dentro de algumas das novidades mais interessantes e recentes, trouxemos neste post as 4 tecnologias odontológicas que você precisa conhecer! Leia tudo até o final e comece a pensar se alguma delas pode ser incorporada aos seus próprios serviços.

1. Aposte em tecnologias odontológicas para gestão integrada 

Se você deseja ver seu consultório prosperar, é importante pensar nele como uma empresa. Por isso, investir na organização financeira e na gestão dos pacientes é altamente relevante para não perder o controle e se tornar capaz de fazer um bom planejamento dos seus gastos.

E para facilitar esse trabalho existem diversos softwares que conseguem reunir informações como entradas, saídas, datas próximas de pagamentos e também gerenciar agendamentos, exames, estoques e outras ações essenciais na rotina de um consultório. Com isso, você ganha em eficiência e evita erros.

2. Conheça os novos alinhadores transparentes

No passado, a única maneira de realinhar os dentes era utilizando aparelhos metálicos. Com o tempo, foram surgindo novas tecnologias que permitiram que a correção fosse realizada de uma maneira cada vez mais discreta.

Hoje em dia, os aparelhos são tão discretos que você consegue fazer a correção de maneira quase imperceptível! O que é excelente para aquelas pessoas que lidam com o público, por exemplo, ou dependem da imagem para trabalhar.

3. Crie também prontuários eletrônicos

Os prontuários digitais são tecnologias odontológicas que garantem segurança e agilidade no atendimento dos pacientes. Você não precisa mais de uma sala para guardar seus arquivos e muito menos passar horas procurando quando um paciente retorna depois de algum tempo.

Além disso, as informações ficam protegidas e no caso de cirurgias ou procedimentos que demandem a interação com outros profissionais, você pode compartilhar o prontuário rapidamente. Basta usar um login e uma senha e será capaz de acessar todo o histórico daquele paciente tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis.

4. Invista em escaneamento intra-oral e na impressão em 3D

Um scanner intraoral permite capturar impressões óticas diretamente nas mandíbulas do paciente, devemos passar o lápis ou câmera intraoral sobre as gengivas e dentes do paciente, ele emite uma fonte de luz (que pode ser laser ou estruturada). Em seguida, você poderá observar o modelo se recriando na tela sensível ao toque em uma imagem tridimensional.

Na mesma tela, você terá entrado os dados do paciente, nela você pode ver a cor dos dentes, implantes e gengivas que, graças aos sensores foram capturados colocando o lápis sobre eles para ser processado através de um software integrado que tem o scanner intraoral.

Os scanners intraorais podem ser de dois tipos, por isso o seu funcionamento dependerá do tipo que é :

  • Scanners de tecnologia fotográfica que são aqueles que capturam imagens individuais das áreas a serem digitalizadas, ou seja, imagens individuais são tomadas que o sistema funde para formar o modelo digital 3D.
  • Scanner de tecnologia de vídeo ao contrário do tipo anterior, operam de forma muito semelhante a uma câmera de vídeo, gravando assim as áreas escaneadas.

Agora que você saiba como os diferentes tipos funcionam, vamos contar que benefícios o uso de scanners intraorais pode oferecer a você como um dentista profissional, bem como para os pacientes que vêm à sua clínica. Mas antes, deixamos-lhe um pequeno vídeo para que a ideia de funcionamento seja mais gráfica:

tecnologias odontológicas

Como pode o scanner intra-oral ajudar a sua clínica dentária?

Até agora, o sistema tradicional de representação da cavidade oral do paciente era através da realização de impressões dentárias com materiais como alginato ou silicones, que causavam desconforto ao paciente (reflexo de mordaça, mau gosto…); requeria mais tempo de trabalho, causando erros ou instabilidade da impressão, lacerações nas margens e o esvaziamento da impressão com gesso.

Atualmente, o fluxo de trabalho digital nas clínicas tem se tornado cada vez mais perceptível e o uso do scanner intraoral simplificou o desenho dos modelos, portanto, a realização de tratamentos protéticos ou ortodônticos requer menos tempo de trabalho (em comparação com o modelo tradicional de tomada de impressões).

8 Vantagens oferecidas pelo scanner intraoral à sua clínica dentária:

1.Despeça-se do Alginato, o gesso e a escayola: Com o uso do scanner intraoral evitará o uso pesado do alginato, em questão de dois ou três minutos obterá um modelo de impressão 3D para trabalhar sobre ele.

  1. Evite desconforto aos seus pacientes : de acordo com o ponto anterior, você pode obter as imagens sem incomodar o paciente com a tomada de impressões físicas, para que você possa esquecer o reflexo da mordaça, queixas sobre o gosto ou cheiro de alginato ou silicones que são tão irritantes para os pacientes (adultos e crianças). O processo será, portanto, mais rápido, mais agradável e mais confortável para o paciente. Provavelmente esta é uma das vantagens que favorece muito o paciente, eles vão agradecer por processos mais eficientes que reduzem os minutos de espera.
  2. Obtem modelos de alta fidelidade : Se há algo a destacar, é a precisão e fidelidade de obtenção dos modelos, pois não há desvantagens como bolhas, vazados, rugas, rachaduras ou quebras. Assim, os erros são reduzidos ao máximo e as medições consistem numa precisão incrível. Os scanners são tão precisos que os modelos de dentes naturais e implantes podem ser capturados.
  3. Corrija os defeitos instantaneamente : Se por algum motivo qualquer imagem tiver sido distorcida, apenas revisando a área, digitalizando-a novamente você pode corrigi-la sem qualquer problema.
  4. Cria arquivos 3D : A capacidade de acessar arquivos digitais 3D sempre que você quiser é possível. Você será capaz de criá-los e localizá-los facilmente, favorecendo a economia de espaço para abrigo de gesso ou modelos de gesso.
  5. Economize em custos de envio : Você vai economizar o dinheiro que você usou anteriormente em envios para o laboratório, estes serão enviados para o laboratório através do software de gestão com o seu usuário. Você não terá que enviar os modelos em físico sob nenhuma circunstância.
  6. Use-o também como uma ferramenta de Marketing : Você vai se diferenciar da concorrência, através do uso da tecnologia como um dos pilares fundamentais de sua clínica odontológica. Além disso, o paciente será capaz de visualizar a evolução de seu tratamento, sentirá que é parte ativa do processo. Também lhe permitirá mostrar o estado de cárie, dentes fraturados, presença de cálculos e a posição atual de seus dentes, oferecendo-lhes um conhecimento de sua boca mais fácil de entender. A consequência disto é que, sem hesitação, os seus pacientes recomendarão aos seus colegas, familiares e amigos.
  7. Simplifica o processo : facilita o diagnóstico, simplifica o processo de obtenção de modelos e melhora a eficácia dos resultados.

As impressoras em 3D são tecnologias revolucionárias. A principal aplicação delas é a impressão das lentes de contato, tratamento muito procurado por modificar o formato dos dentes e garantir um sorriso completamente novo para o paciente.

Elas também são indicadas para quem deseja um sorriso branco, mas não pode ou não quer realizar procedimentos de clareamento dentário que podem causar sensibilidades a quem já tem alguma fragilidade.

Dessa forma, já na primeira consulta o profissional faz um molde da arcada dentária do paciente e transmite as imagens obtidas a partir dele para o computador. Depois de digitalizadas, é possível definir o melhor desenho para as lentes e, após a aprovação do paciente, elas são impressas e fixadas por cima dos dentes originais.

Existem muitas tecnologias odontológicas para você melhorar a performance do seu consultório. O importante é sair da sua zona de conforto e buscar sempre inovar e acrescentar coisas novas. Com isso, vai ser muito mais fácil vencer a concorrência!

Lembre ainda que 

E você? Já conhecia algumas dessas tecnologias? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para seus amigos que você está sempre por dentro das inovações.