4 dicas para você organizar sua agenda e diminuir o tempo dos procedimentos odontológicos

Compartilhar

Aumentar a produtividade do consultório odontológico depende de uma agenda muito bem organizada. Do contrário, os pacientes ficam na espera por muito tempo e ainda correm o risco de não conseguirem vaga na data prevista.

Manter essa ordem é essencial não apenas para ajudar no trabalho do dentista e de sua equipe, mas também para diminuir o tempo dos procedimentos odontológicos. E, assim, evitar faltas e demais inconvenientes.

Não sabe por onde começar a estabelecer essa administração? Confira, logo abaixo, algumas dicas essenciais que podem deixar esse processo mais fácil!

1. Use uma agenda eletrônica

Em primeiro lugar, é hora de modernizar o agendamento de procedimentos odontológicos. Por isso, a melhor opção é investir em uma agenda eletrônica, função comum em softwares de gestão que ajudam a manter todo o consultório em ordem.

Com a ajuda desse recurso fica mais fácil confirmar consultas, atestar pagamentos e até mesmo registrar demais detalhes a respeito do paciente e de seu tratamento. Os dados ficam armazenados em nuvem, de modo que nada seja perdido ao longo do tempo.

2. Encontre um equilíbrio entre pacientes novos e antigos

É muito importante que você se lembre de que pacientes novos requerem mais tempo de consulta. Afinal, você precisará conhecer um pouco mais do histórico e dos problemas daquela pessoa antes de indicar procedimentos odontológicos e iniciar tratamentos.

procedimentos odontológicos

Em contrapartida, pacientes antigos que vão para consultas de rotina ou manutenção tendem a ser mais rápidos. Sendo assim, encontre um equilíbrio de horários entre esses dois perfis para otimizar seu tempo e conseguir se organizar melhor.

3. Reserve um intervalo de segurança entre as consultas

Procedimentos odontológicos nem sempre são previsíveis. Uma simples consulta pode demorar mais do que o previsto, mas uma intervenção cirúrgica também pode correr muito bem e demorar menos que o previsto.

Para que seu tempo renda mais diante desse tipo de imprevisto, é interessante reservar um intervalo de segurança entre as consultas. Dez minutos é o suficiente. Assim, se você terminar algo mais cedo, o próximo paciente provavelmente já estar no consultório e você poderá atendê-lo com segurança. No fim do dia, sua agenda foi cumprida com mais agilidade e resultados muito positivos.

4. Preze sempre pela pontualidade nos procedimentos odontológicos

Por fim, não se esqueça de ser sempre pontual em qualquer procedimento. Isso vai além de atender o paciente no horário marcado, e envolve também contar com fornecedores que cumpram seus prazos de entrega e com uma equipe treinada para auxiliar com precisão.

Se um aparelho ortodôntico chega antes do prazo, por exemplo, um paciente pode ser atendido antes do previsto. E se a equipe está preparada, pode intervir para que um tratamento seja executado mais rapidamente. Portanto, tenha em mente esses detalhes para diminuir tempo e fidelizar sua cartela de pacientes.

Diminuir o tempo dos procedimentos odontológicos é, de fato, um grande desafio. Contudo, com essas dicas em prática, você conseguirá encontrar a rotina ideal e otimizar os atendimentos de modo a deixar pacientes satisfeitos e ainda fazer um excelente trabalho.

Que tal acompanhar outros conteúdos como esse para enriquecer a sua vida profissional? Curta as nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de mais novidades e assuntos da área odontológica!