A moldagem é um processo essencial (cópia fiel das arcadas do paciente) nos procedimentos odontológicos como etapa para diversos tratamentos, como nos casos de coroas, alinhadores transparentes, facetas dentárias e algumas próteses. Atualmente existe também uma alternativa de cópia digital tridimensional das arcadas dentárias e respectiva oclusão que chama-se escaneamento intra-oral, procedimento para o qual, faz-se necessário equipamento dedicado, os escaners intra-orais.A confecção correta dos modelos ortodônticos do paciente pode auxiliar o profissional a escolher o caminho mais adequado a ser trabalhado em cada caso. Por isso, é interessante ao ortodontista estar atento a determinados detalhes na hora de realizar a moldagem em seus pacientes. Abordaremos este tema em um próximo conteudo aqui em nosso blog.
Pensando nisso, separamos 4 dicas imperdíveis sobre o assunto logo abaixo. Confira!
1. Oriente o paciente a fazer jejum no dia da moldagem
Ainda que se trate de um procedimento rápido, tranquilo e indolor, a moldagem pode causar alguns incômodos. Para que o momento não seja surpreendido com possíveis intercorrências, o ideal é indicar ao paciente jejum de, no mínimo, uma hora antes da realização do processo.
Uma boa comunicação é também etapa essencial para o sucesso do procedimento. Por isso, é recomendado fazer uma simulação prévia de como o processo ocorrerá, explicando os pontos da boca a serem tocados durante a técnica. Com o paciente informado, as chances de tudo ocorrer tranquilamente são muito maiores.
2. Explique a importância das moldagens, também no funcionamento dos alinhadores transparentes
É claro que, nessa etapa do processo, profissional e paciente já estão cientes da adoção do uso dos alinhadores transparentes. Ainda assim, se trata do início de um novo tratamento, onde tudo soa desconhecido para aquele que busca o aparelho ortodôntico.
Por isso, explicar a importância do processo de moldagem no caso dos alinhadores transparentes é relevante. Neste momento, é interessante também falar sobre o uso, as facilidades no dia a dia e como o aparelho funcionará na prática — abrindo espaço para as possíveis dúvidas que surgirem.
3. Escolha o material adequado
A escolha do material adequado é outro ponto essencial durante o procedimento de moldagem. Além da técnica utilizada pelo profissional em questão, é o material que irá determinar a precisão do molde.
Para que o trabalho ocorra de forma eficiente, resultando na reprodução exata da anatomia da arcada dentária, é preciso que a matéria-prima utilizada esteja de acordo com as necessidades do profissional e do paciente. É também importante estar atento à quantidade de produto utilizada, fator influente no desempenho do material final.
4. Atente-se à manipulação correta dos materiais
A atenção à escolha e manipulação dos materiais não deve, de forma alguma, ser exclusiva para a matéria-prima de moldagem. Também os demais itens necessários a esse procedimento são essenciais para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Aqui, falamos mais especificamente dos termos técnicos aos quais o profissional deve se atentar na hora de realizar o procedimento. É essencial ser prudente no processo de escolha da moldeira ideal a cada caso/ paciente, bem como estar vigilante durante o seu manuseio.
Uma boa moldagem pode ser determinante para o sucesso de diversos tipos de tratamento odontológicos. Por isso, se faz tão necessário que os profissionais da área estejam preparados para evitar quaisquer eventualidades ao longo do processo.
No caso dos alinhadores transparentes, não é diferente! Um pequeno erro de impressão/captação de estruturas ou oclusão do paciente pode causar grandes problemas no diagnóstico, confecção de aparelhos e dificultar o acerto do plano de tratamento. Por isso, se você adotar as iniciativas que viu até aqui, com certeza terá êxito na moldagem com esse produto.
Gostou dessa postagem? Então, siga a gente no Instagram, curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos vídeos no YouTube!